Rede Brasil AVC reúne especialistas e gestores de saúde para discutir ações de prevenção, linha de cuidado, além de políticas públicas para reabilitação pós-AVC
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) está entre as principais causas de morte e incapacidade no Brasil. Só neste de ano, até maio, a doença já matou 30.799 pessoas, segundo dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil. Em 2024, foram 85.065 óbitos, média de 232 registros por dia.
Para reforçar o enfrentamento a essa questão, a Rede Brasil AVC promoverá, no dia 27 de agosto, o Encontro de Gestores de Saúde e Especialistas, no auditório Nereu Ramos, no Congresso Nacional, em Brasília.
Na ocasião, que terá a participação de coordenadores de unidades de AVC, do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde) e Ministério da Saúde, serão destacados assuntos como “Linha de Cuidado do AVC: o que implementar com base em evidências”; “Portarias e financiamento da fase aguda do AVC”; “O papel do SAMU e da Rede de Urgência”; “Políticas públicas para reabilitação pós-AVC”; “Prevenção cardiovascular na Atenção Primária” e “Pesquisa aplicada ao SUS e desenvolvimento”.
O evento compartilhará, ainda, experiências exitosas no atendimento e tratamento do AVC no Distrito Federal; na capital paulista; em Ribeirão Preto (SP) no Rio Grande do Sul; em Minas Gerais; no Rio de Janeiro; e nos estados do Maranhã e Acre.
O enfrentamento ao AVC exige articulação nacional e ações concretas em todas as etapas do cuidado – da prevenção ao tratamento e à reabilitação. Quando reunimos gestores, especialistas e representantes dos serviços de urgência, criamos um espaço para alinhar estratégias baseadas em evidências, trocar experiências e fortalecer as redes regionais”, fala a presidente da Rede Brasil AVC, Dra. Sheila Ouriques Martins. “Somente com essa união de esforços conseguiremos reduzir o impacto da doença, salvar mais vidas e garantir que cada pessoa tenha acesso rápido e qualificado ao atendimento que precisa”, conclui.
Mais informações no site: Link
Sobre a Rede Brasil AVC
Organização não governamental criada em 2008 com a finalidade de melhorar a assistência, educação e pesquisa sobre o AVC em todo o país. É formada por profissionais de diversas áreas que, unidos, lutam para diminuir o número de casos da doença, melhorar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar ao paciente, melhorar a prevenção ao AVC e propiciar a reabilitação precoce e reintegração social. Mais informações pelo site: www.redebrasilavc.org.br.
Assessoria de Imprensa
Predicado Comunicação
Victor Oliveira – victor@predicado.com.br (11) 94470-6660 WhatsApp
Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 97529-0140 WhatsApp
Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 99144-5585 WhatsApp
Raquel Pantaleão – raquel@predicado.com.br (11) 91112-6611 WhatsApp